FAQ

Tire suas dúvidas sobre os produtos Sparlack, métodos de utilização, aplicação, tipo de madeira, entre outros. Caso prefira, entre em contato com a nossa equipe através do menu Fale Conosco.

Verificar se a superfície a ser envernizada está contaminada com óleo, graxa, cera ou qualquer outro produto gorduroso. Se estiver, remover com um pano umedecido com Redutor Sparlack. Verificar se a superfície apresenta partes com mofo. Se apresentar, prepare uma solução com 1 parte de água e 1 parte de água sanitária. Aplique a solução nas partes mofadas, aguarde 10 minutos e limpe com uma pano umedecido em água limpa, caso necessário repita a operação. Após certificar-se que a superfície a ser aplicada não existe contaminantes, efetue o lixamento com uma lixa grana 220 sempre no sentido dos veios da madeira, aparelhando e abrindo porosidade na superfície.

Nota: Caso utilizar lixa com grana grossa (180, 150, 100, 80), efetue em seguida um novo lixamento com lixa grana 220.
Se a superfície estiver em boas condições, efetuar leve lixamento para quebrar o brilho e em seguida aplicar o verniz desejado conforme recomendações da embalagem. Se a superfície estiver em más condições, onde o verniz antigo apresente descascamento ou craqueamento, remova-o completamente. A remoção poderá ser realizada através de lixamento, raspagem ou com removedor do tipo Sparlack Pintoff. Em seguida proceder como superfície nova.

Nota: Removedores podem ocasionar problemas de secagem, repelência e acabamento aos revestimentos aplicados em seguida a remoção. Caso utilize removedores, efetuar uma limpeza efetiva da madeira com Redutor Sparlack.
Efetuar um leve lixamento e aplicar 2 demãos restauradora do mesmo verniz. Em caso de produtos diferentes, verificar recomendações da embalagem.
Utilizar normalmente lixa grana 220 para superfícies de madeiras novas ou envernizadas. A utilização de lixa com grana grossa deixará marcas visíveis do lixamento na película do verniz aplicado e lixa de grana fina superior a grana 320 deixará um lixamento deficiente.
Para o os vernizes Sparlack a recomendação é de no mínimo 3 demãos.
Aplicar números de demãos inferiores ao especificado implica na redução da durabilidade do produto, aparecimento de craqueamento, descascamento e desgaste de forma precoce, além de diminuir o tempo para a manutenção da superfície envernizada.
Os vernizes Sparlack normalmente são prontos para uso. Para os casos que requerem diluição, recomenda-se o Redutor Sparlack ou Coralraz. Não é recomendada a utilização de thinner, seu uso reduzirá a durabilidade do verniz, além de alterar o brilho, secagem e outros.
Sim, apenas com o tingidor Sparlack, que foi desenvolvido para ser compatível com o Cetol Deck e os demais produtos a base de solvente da linha Sparlack, sem alterar as propriedades originais do verniz ou Stain. Nota: O tingidor Sparlack não deve ser utilizado em produtos da linha Sparlack a base de água.
Geralmente as madeiras de coloração escuras são as mais resinosas, tais como peroba, ipê, vinhático, sucupira, maçaranduba,cumaru, jatobá, itaúba, angilim, etc. Para uso interior aplicar uma demão de Sparlack Knotting para isolar a resina natural da madeira. Para uso exterior a melhor opção é aplicar o verniz diretamente sobre a madeira, o uso de Sparlack Knotting é possível, porém reduz a durabilidade do verniz.
Para os produtos da linha Sparlack é possível. Realize o lixamendo da superfície e aplique de 2 a 3 demão do verniz base água.
Para os produtos da linha Sparlack é possível. Realize o lixamendo da superfície e aplique de 2 a 3 demão do verniz base solvente.
De preferência aplicar o verniz a pincel ou trincha, que promoverá a melhor penetração e camada adequada para atingir durabilidade esperada. Aplicação a rolo ou pistola convencional pode ser utilizado, porém a primeira demão é sempre recomendada a pincel, pois proporciona a melhor impregnação do verniz à madeira. Para homogeneizar é recomendado uso de espátula de metal, plástico ou madeira de formato retangular.
Clima muito úmido ou temperatura baixa; resina natural da madeira; excesso de camada; diluente incorreto; intervalo entre demãos.
Devido a falta de homogeneização, homogeneização incorreta ou uso de ferramenta de homogeneização inadequada.
Utilizar no máximo uma embalagem de 100 ml para tingir um galão de 3,6 litros, volumes diferentes como embalagem de 900 ml, utilizar de forma proporcional, ou seja, no máximo 25 ml de tingidor para 900 ml de verniz. A utilização do tingidor em excesso, acima do limite poderá alterar a tempo de secagem do verniz. Não utilizar o tingidor puro, produto não secativo. Nota: O tingidor Sparlack não deve ser utilizado em produtos da linha Sparlack a base de água.
Não, a linha Cetol Deck foi desenvolvida para trafego leve, o uso em áreas de trafego intenso como assoalho ocorrerá um desgaste precoce.
Sim, os vernizes a base de água Sparlack, foram desenvolvidos para atender o mesmo perfil de durabilidade dos produtos a base de solvente.
Sim, realize um leve lixamento e aplique o verniz conforme recomendação da embalagem. Este procedimento não se aplica aos produtos da linha Sparlack CETOL que devem ser aplicados diretamente sobre a madeira.
Não, por ser um impregnante e de baixa formação de película, seu melhor resultado e efeito ocorre aplicando diretamente sobre a madeira.