Iluminária

10 Formas de Reaproveitar Troncos na Decoração

Em qualquer que seja o projeto de decoração ou ideia que você queira colocar em prática, sempre existe a possibilidade de apostar em materiais alternativos na execução.

Mas o que seria de fato um material alternativo? O elemento alternativo aqui não se restringe somente ao fato de você poder escolher entre uma opção ou outra, mas sim na possibilidade de substituir algo por uma versão mais econômica e sobretudo mais sustentável.

Sendo assim, decorar a sua casa de forma alternativa é abraçar esse conceito em todos os seus aspectos. Você vai perceber que, com o tempo, se tornará muito mais consciente sobre consumo, desperdício e também sobre o potencial que coisas simples podem ter, principalmente se trabalhadas de forma criativa e com os produtos certos.

Nós já introduzimos alguns materiais alternativos como paletes e galhos no post passado, agora é vez de incluir os troncos nesse mesmo time também.

Quem nunca deu de cara com um pedaço de tronco de árvore dando sopa por aí, logo depois de uma poda da prefeitura ou mesmo em Garden Centers e lojas de jardinagem?

Pois bem, da próxima vez que você passar por um desses pequenos achados, eu quero que você pense em uma dessas 10 ideias para resgatar esse material e transformá-lo em algo muito especial para a sua casa.

Começando pelas opções de tampo de mesa, bancadas, banquetas ou até móveis inteiros que você pode produzir reutilizando troncos resgatados.

Sério! Com uma bolacha de tronco de madeira e um kit de hairpin legs, a decor da sua casa vai ganhar uns 10 pontos em belezura! Hairpin legs são esses pezinhos de metal que lembram grampos de cabelo, sabe? Eles estão super na moda, justamente por combinarem com tudo!

Troncos mesa

É possível ainda reutilizar esses mesmos troncos de árvore para criar peças decorativas delicadas e únicas, como luminárias de bancada, lustres, descanso de pratos para decorações de festa com toque rústico e natural e até cabides, olha só!

iluminarias

Resgatar materiais para criar coisas incríveis para casa é tudo de bom, além de super sustentável. E se agora bateu aquela dúvida sobre como trabalhar esse tipo de superfície, não se preocupe.

A primeira coisa a fazer é deixar o tronco secar, ao sol ou a sombra. O importante é se livrar de qualquer umidade na madeira, para assim poder lixar a superfície e fazer a arte que quiser. Seco, o tronco também fica mais fácil de descascar, usando uma espátula bem firme, por exemplo.

Depois de seco e descascado, você então parte para o acabamento. Comece com uma lixa mais grossa como a nº100 para tirar possíveis rebarbas. Depois troque por uma lixa mais fina, tipo a nº180. Essa parte pode até parecer chata, mais é muito importante para não ter retrabalho.

Com o tronco seco e lixado, é só usar Stain Base Água,impregnante para madeira da Sparlack, que oferece alta repelência à água e acabamento acetinado. Ele é perfeito para peças de jardim ou áreas externas. Além disso, o Stain também realça o relevo natural da madeira, ideal para manter a nuance da superfície dos troncos. Aproveite também para testar as opções coloridas e deixe as peças mais modernas e divertidas!