hand sanding and smoothing red wooden with sandpaper.

Como Preparar a Superfície de Madeira

Entender a importância da preparação da superfície da madeira, foi essencial para que eu pudesse começar a trabalhar com acabamento final ou a reforma de um móvel de madeira de forma mais consciente e assertiva.

Nesse processo eu também entendi que para alcançar o melhor acabamento é preciso ter em mãos as ferramentas e produtos certos que te ajudaram a deixar o projeto com o resultado que você espera.

Antes de iniciar os trabalhos, alguns pontos devem ser levantados para definir melhor os materiais a serem utilizados. A peça que você está trabalhando é destinada a área interna ou externa?  A porta de entrada da casa, por exemplo, deve ser entendida como área externa, diferente das portas dos quartos e demais cômodos da casa.

Móveis para o jardim precisaram de um acabamento reforçado para suportar as intempéries da área externa, como a incidência de sol e chuva diariamente, já o mesmo mobiliário dentro de casa, terá outras opções mais adequadas ao ambiente interno.

O primeiro passo depois de analisar o local de uso da peça é saber se será necessário lixar ou não a superfície. No caso de peças de madeira bruta ou de reaproveitamento como pallet, caixotes e carretéis, o lixamento é importante para eliminar farpas, sujeira e também nivelar a superfície. Use lixas específicas para madeira, começando da mais grossa que elimina as farpas até a mais fina que uniformiza a superfície.

Ao final do processo é primordial eliminar todo o pó e resíduos com aspirador ou pano úmido.

Mas se você já adquiriu a madeira pré tratada poderá passar diretamente para o acabamento final da peça, ganhando muito mais tempo!

1

No caso de portas externas use como acabamento Sparlack Triplo Filtro Solar Balance, pois ele possui tripla proteção contra os raios do sol, secagem rápida, sem cheiro após 1h de aplicação. Disponível nos acabamentos: Brilhante e Acetinado. Esta também é uma ótima opção para janelas e outros acabamentos de madeira externos. Na aplicação, utilizar pincel, rolo, trincha ou pistola convencional. Aplicar duas a três demãos com intervalo de secagem de 5 horas. A primeira demão deve ser aplicada com pincel ou trincha. Aproveite que a linha de produtos Sparlack está presente no Sistema Tintométrico. Uma paleta que vai além das cores padrões, com 100 opções pensadas exclusivamente para exaltar as características da madeira – veios, nós e demais nuances – para você dar o tom que mais combina com a sua decoração.

2

Já para explorar o uso da madeira com aparência mais natural, use Sparlack Cetol Efeito Natural Balance (Cores) nos móveis externos e internos. Ele protege e realça a beleza da madeira, além de manter os seus veios naturais e ser resistente a chuva após 30 minutos de aplicação. Outras vantagens são, alta repelência a água, acabamento acetinado premium, fácil aplicação e manutenção. Na aplicação, utilizar pincel, rolo, trincha ou pistola convencional. Aplicar três demãos com intervalo de secagem de 4 horas. A primeira demão deve ser aplicada com pincel ou trincha.

3

Vale lembrar que a Sparlack sempre tem um produto especial para tratar e destacar a madeira em qualquer projeto que você for executar. Aqui no site você encontra as especificações de cada um deles, o que te ajudará a fazer a melhor escolha!

Agora que você já sabe os primeiros passos para alcançar os melhores resultados no acabamento final das suas peças de madeira, sugiro também dar uma conferida nas demais inspirações disponíveis aqui no Cantinho do Madeira dedicadas a explorar todo o potencial da madeira na decoração.