Conheça melhor os móveis clássicos

Com estética que traz bastante a sensação de nobreza, móveis clássicos dão uma rusticidade e um requinte ao ambiente. Como tudo na decoração, usar móveis clássicos também requer um pouco de cuidado, bom senso estético e conhecimento.

Para começar, é importante entender as especificidades de cada estilo de móvel clássico. Mas, calma, a gente explica:

Estilo provençal: tem origem na França, entre os séc. 17 e 18, onde camponeses tentavam decorar sua casa ao estilo dos castelos. Porém, com poucos recursos, acabaram criando um estilo próprio. Eles usam pernas cabriolet e possuem cores claras, com tecidos e estampas florais.

Estilo Luís XIII/XIV: os móveis Luís XIII eram pesados e com dimensões bem grandes para serem bem acomodados nos castelos. Os pés e as colunas eram entalhados em círculo ou espiral, as cadeiras tinham braços encurvados, as pernas eram em H ou X e o encosto era bem alto. Já os móveis Luís XIV tinham um diferencial nos pés: eles tinham formato de globo ou pata de corça.

Estilo regência francesa: os móveis são marcados por liberdade de linhas e graciosidade, com ornamentos suntuosos, detalhes em douramento e linhas curvas.

Estilo Luís XV: os móveis começam a ser mais bem trabalhados e confortáveis. As pernas das cadeiras são curvas (cabriolet), mas sem traves. Os ornamentos eram restritos aos braços.

Estilo georgiano: surge na Inglaterra, com mobiliários mais leves, formas curvas e entalhes delicados. Madeiras mais claras também começam a ser usadas, assim como o mogno.

Estilo vitoriano: móveis pesados e imponentes, feitos de madeira escura, como o jacarandá, com entalhes em madrepérolas, estampas floridas e tampos de mármore.

Agora que você já sabe sobre estilo, chegou a hora de decorar. A primeira dica é evitar transformar o ambiente em um palácio. Outra coisa é usar duas ou três peças, nunca menos que isso, nem mais.

Você pode fazer uma decoração que entrelace o clássico e o contemporâneo também, misturando a sobriedade com o colorido.

Existe também a possibilidade de transformar o próprio móvel clássico em algo mais moderno, como dando cores mais vibrantes a peças de estilo Luís XV.

É sempre bom lembrar que, com móveis clássicos, devido à sua idade, é preciso um cuidado especial. Por isso, use sempre produtos Sparlack para manter a beleza da madeira sempre protegida.