069b27c1-07d2-4a67-bb03-0956098274e4

Jardins Verticais Encantadores

Quem de nós nunca quis ter um cantinho cheio de plantinhas, de todos os tipos e de todas as cores, em casa? O problema quase sempre está relacionado a dois fatores decisivos, a falta de espaço no cafofo e também a nossa completa falta de jeito com plantas, rs!

Vamos ser sinceros, quem nunca desidratou uma samambaia no sol de dezembro, sem saber que a pobre plantinha só queria sombra e água fresca, ou afogou uma suculenta de tanto regar, no meio do inverno paulista?

Mas o desejo de se conectar de alguma forma com a natureza faz com que a gente procure soluções criativas para os nossos problemas de espaço e falta de habilidade com as plantas.

No momento, estou em um relacionamento sério com jardins verticais! De prédios no centro da cidade, a treliças floridas em mini sacadas, essas pequenas ilhas verdes verticais, ganharam meu coração.

No caso de varandas e espaços gourmet, onde antes se dava destaque a churrasqueira, agora existem jardins completos, com amplas paredes verdes, cheias de possibilidades.

1

Neste caso, as treliças e painéis de madeira verticais, são ótimas opções pra quem quer começar a ter uma experiência com plantinhas, para mantê-los conservados e sempre vistosos, conte com o Stain Impregnante Sparlack Cetol Efeito Natural Balance, que protege e realça a beleza da madeira, além de manter o seus veios naturais e ser resistente a chuva após 30 minutos de aplicação.

Contudo, não é só na varanda que um jardim vertical cai bem, olha só essas aplicações maravilhosas em salas internas, que vão de paredes cobertas por samambaias, até composições integradas com elementos da decoração.

2

Aqui também vale aproveitar as vantagens do Sistema Tintométrico, são mais de 100 cores presentes em grande parte da linha de produtos Sparlack, para enriquecer ainda mais as composições, criando nuances cromáticas entre as estruturas dos jardins verticais, o mobiliário e a decoração de forma geral.

Indo mais além no uso dos jardins verticais. Cozinhas onde a ideia de uma bela horta vertical é super bem-vinda, até paredes de lavabos e banheiros, tudo fica mais vívido e inspirador com jardins verticais.

3

Por fim, são nos muros e nas fachadas, em áreas externas, que pra mim os jardins verticais se tornam ainda mais encantadores.

4

Justamente onde estamos acostumados a ver as plantas tomando os espaços e se espalhando pelo chão, com os prédios e suas fachadas completamente alheios a natureza, os jardins verticais se tornam transformadores.

A verdade é que decoração da casa, assim como qualquer outro aspecto de nossas vidas, é influenciada pelo momento cultural que vivemos, neste ponto, embora a ideia de construir jardins verticais não seja nova, com o paisagista Burle Marx sendo um precursor da técnica no Brasil. A busca de uma consciência verde, mesclado as inúmeras e incríveis aplicações dos jardins verticais, se tornaram fatores decisivos na sua popularização.

Se depois desse banho de inspiração, você assim como eu, ficou morrendo de vontade de ter um jardim vertical pra chamar de seu, lembre-se da importância de escolher as plantas certas para o tipo de ambiente que você quer criar, assim como investir em uma boa estrutura que combine com o seu ambiente e também seja funcional.

Outra dica é utilizar Sparlack Cetol Deck Antiderrapante, para decks próximos a área do jardim vertical ou ao lado da piscina. Este produto incrível forma uma película antiderrapante na superfície da madeira, é super resistente aos efeitos do sol, da água, ao tráfego de pessoas e ainda conta com proteção contra fungos e bolor. Tudo que você precisa para manter o seu cantinho verde ainda mais protegido.

Você encontra os créditos das imagens, bem como outras inspirações na pasta especial que criamos no Pinterest* vai lá conferir!