Sugest∆o Imagem Destaque EleventyOneStudio 4

Nichos e Mimos Feitos com Sobras de Madeira

Depois de falar tanto sobre reaproveitamento, sustentabilidade e uma nova forma de encarar os materiais de um jeito criativo, minha proposta agora é dar mais um passo em direção ao reúso e falar um pouquinho sobre as possibilidades que você pode encontrar também na reutilização de sobras de madeira.

Afinal, sabemos que qualquer criação ou reforma, seja caseira ou em uma marcenaria, produz sobras de madeira que normalmente não são reaproveitadas. E reutilizar materiais é a atitude mais acertada que temos que tomar atualmente, seja por motivos ecológicos ou econômicos.

Diante disso, os artesanatos feitos com restos de madeira são ótimas saídas para aderir a esta atitude sustentável.  Existem opções de peças para todos os cômodos da casa e também para diversas finalidades.

O artesanato e a decoração “faça você mesmo” é importante na hora de criar um lar com vida e personalidade. O fato de um objeto não ter sido comprado em uma loja chique não impede ele de se transformar em uma peça chave da sua decoração.

Poder reutilizar as sobras de madeira de algum projeto antigo ou que você achou na caçamba da esquina para criar uma peça linda como esses nichos aqui embaixo deve ser um motivo de orgulho pra todo mundo.

01 Galeria Nichos de Sobras de Madeira

 

Comecei dando a dica dos nichos porque acho que são pecinhas bem simples e que usam pouco material, então qualquer corte extra de compensado que acabou sobrando na montagem do armário novo, pode ser reutilizado.

Depois de praticar com os nichos, criando diferentes formas e composições, você pode se aventurar em outras propostas mais elaboradas, que mesclem outros materiais, pra criar peças ainda mais criativas e por que não, funcionais!

02 Galeria Mimos Feitos Com Sobras de Madeira

 

Pra finalizar, destaco esse trabalho lindo de marchetaria, feito somente com sobras de madeira de construção!

Pra que não sabe, marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, entre outros, tendo como principal suporte a madeira.

Sugest∆o Imagem Destaque EleventyOneStudio 4

Nessa proposta, misturar diferentes tons de madeira mantendo sua textura natural e rústica é o que faz cada peça ser ainda mais especial, além de poder usá-las tanto como quadros, ou como belas cabeceiras de cama!

03 EleventyOneStudio

Seja a sua ideia resgatar e reutizar as sobras de madeira mantendo as características naturais dela ou ir mais além e inserir cores e diferentes nuances à superfície, em ambos os casos o impregnante da Sparlack, Stain Base Água, é uma ótima pedida.

Como já falamos, o Stain além de oferecer alta repelência à água e acabamento acetinado também irá realçar o relevo natural da madeira, o que é ótimo para explorar todo o potencial de reúso das sobras.

Lembre-se de sempre fazer o tratamento prévio da superfície das sobras de madeira, pra não ter problemas com mofo nem fungos. Aplique uma solução de 1/1 de água e cloro na superfície, enxágue, e então deixe a madeira secar ao sol completamente.