capa

Repaginando Móveis Antigos com Estêncil

Uma bela repaginada com pintura é uma das maneiras mais fáceis e baratas de renovar um móvel, mas quando a gente pensa em fazer algo diferente, uma demão não é o bastante. Personalizar a pintura com técnicas específicas dará ao móvel uma cara mais criativa, e o melhor de tudo, te deixará morrendo de orgulho por ter feito tudo com as próprias mãos.

Já repaginei muito móvel nessa vida e uma das minhas técnicas preferidas é o estêncil, pela versatilidade de padrões possíveis de serem criados. Com ele você solta a sua imaginação e obtém efeitos superinteressantes, com um toque retrô que eu adoro!

Pra você que não faz ideia do que eu estou falando, estêncil é um tipo de pintura feita através de um molde vazado, usado para fazer padrões artísticos repetidos com precisão. Existem lojas especializadas que vendem modelos prontos, e as estampas são bem variadas, para todos os gostos.

Mas com um pouco de criatividade, você pode criar seu próprio estêncil sem muita dificuldade. Escolha o padrão que deseja reproduzir, imprima na escala correta e crie um molde com qualquer material impermeável à tinta, deixando livres os espaços onde você quer pintar. Use folhas de acetato de alta gramatura ou chapas de radiografia. Você também pode usar fita crepe especial para pintura, para criar padrões geométrico, que servirão como molde para a pintura.

O primeiro passo antes de aplicar o estêncil: – é importante tratar a superfície onde o mesmo será aplicado, se for um móvel de madeira usado, deve-se eliminar o verniz antigo lixando toda a peça até que não reste mais nenhum ponto com a cobertura antiga.

Você pode economizar tempo e energia utilizando ao invés de lixa, Sparlack Removedor Pintoff, um removedor de fácil aplicação, pronto para uso e elevado poder de remoção de esmaltes e vernizes. Remove películas dos mais variados tipos de superfícies, como: ferro, aço, madeiras, pisos, etc. Indicado para remoção de esmaltes de base alquídica e base d’água, vernizes base solvente e base d’água, nitrocelulose, acrílica. Não é apropriado para remoção de tintas de estufa ou catalisadas (dois componentes), como epóxi e poliuretano. Limpe a superfície da peça com Redutor Sparlack antes da repintura, assim sua peça estará perfeitamente pronta para receber o estêncil.

1

Ao utilizar o estêncil o mais importante é preservar ao máximo a história da peça, uma dica muito boa para trazer frescor ao móvel mantendo sua identidade é investir em aplicações pontuais que conservem o aspecto natural das superfícies dos móveis.

Use Sparlack Cetol Efeito Natural Balance nas cores Mogno ou Imbuia para criar padrões de estêncil que se destacaram na peça, realçando a beleza da madeira e mantendo os seus veios naturais. Outras vantagens do produto são, alta repelência a água, acabamento acetinado premium, fácil aplicação e manutenção. Além de ser resistente a chuva após 30 minutos de aplicação

Na aplicação, utilizar pincel em batidinhas ou rolo, retirando o excesso de produto para a pintura não escorrer. Aplicar três demãos com intervalo de secagem de 4 horas.

Faça a cobertura final com Sparlack Cetol Efeito Natural Balance cor Natural, seguindo o mesmo passo a passo, respeitando os intervalos de secagem.

2

Mas se a vontade é de colorir, aproveite as vantagens do Sistema Tintométrico, presente em grande parte da linha de produtos Sparlack, assim você realça ainda mais os padrões do seu estêncil, mantendo a textura e aparência natural da madeira ao mesmo tempo, são mais de 100 cores disponíveis contando com a exclusiva tecnologia Balance, que não tem cheiro e possui secagem rápida! O tingimento pode ser feito a partir da cor Natural do produto. Para verificar as opções de cores de cada produto, você pode conferir no site Sparlack.

Depois de todas essas dicas, ficou muito mais fácil dar uma vida nova aos móveis da casa, com criatividade e sustentabilidade, não é mesmo?! Mãos à obra então!