sparlack_luminarias-geometricas_001

Luminária Geométrica de Madeira Com Patricia Melo e Sparlack 


Oi gente, aqui é a Patricia Melo do blog Remobília e eu tô aqui pra mostrar nosso novo passo a passo em parceria com a Sparlack, espero que vocês gostem!

Aqui no cafofo a gente tá sempre criando algo novo e a madeira é um elemento sempre presente nos nossos projetos, invariavelmente sempre sobram pedaços de madeira, que a gente nunca sabe direito onde aproveitar.

No passo a passo de hoje eu vou te mostrar como podemos aproveitar essas sobras de madeira para criar luminárias geométricas cheias de bossa pra deixar o seu cafofo muito mais estiloso.

Claro, se você não tiver acesso a sobras de madeira com as medidas aproximadas que estamos usando aqui, não tem problema, outra opção é comprar uma prateleira de madeira dessas baratinhas, feitas de pinus e levar para o marceneiro cortar.

O que vale é testar a ideia e botar a mão na massa, com o tempo você vai perceber que será muito mais fácil criar as coisas que você quer com a experiência que você adquiriu em cada tentativa.

Para deixar as peças ainda mais interessantes e valorizar a textura natural das ripas de madeira usamos Sparlack Cetol Efeito Natural Balance, o Stain impregnante premium para madeira da Sparlack, que apresenta mais de 100 cores para você testar e escolher a que se encaixa mais com o seu perfil, neste caso eu usei Sparlack Cetol Efeito Natural Balance na cor Marrom Indiano na parte externa das peças e as cores Cidra Fervente, Jardim Real e Folha de Cobre para deixar as partes internas mais coloridas e divertidas.

sparlack_luminarias-geometricas_002

Agora vamos aos materiais, você vai precisar de:

• Sparlack Cetol Efeito Natural Balance;
• 1 Ripa de Madeira de 10×20 cm;
• 3 Ripas de Madeira de 10×30 cm;
• 1 Kit Pendente
• Cola instantânea para madeira;
• Fita Crepe
• Pincel;
• Bandeja de pintura;
• Luva;
• Pano para limpeza;

Se estiver usando sobras de madeira lembre de manter a proporção: 3 peças na mesma medida para a base e laterais e uma peça menor pra criar o ângulo final, essa peça menor tem que ter a medida suficiente para aguentar o restante da estrutura mais o kit pendente.

sparlack_luminarias-geometricas_003

– Com um pano úmido retire todo o pó da peça.

O primeiro passo como sempre é limpar a madeira. Como estávamos trabalhando com 2 cores na mesma peça passamos fita crepe em um dos lados para ela não manchar caso o produto escorresse.

sparlack_luminarias-geometricas_004

– Aplique Sparlack Cetol Efeito Natural Balance no sentido do veio da madeira para valorizar o seu desenho natural.
Sparlack Cetol Efeito Natural Balance possui a tecnologia Balance na sua fórmula. Por ser base água, o Stain já vem pronto para uso, sem cheiro após 1 hora da aplicação e secagem rápida.
Outra vantagem do Sparlack Cetol Efeito Natural Balance é o fato dele possuir acabamento acetinado premium com baixa formação de película, sendo capaz de acompanhar os movimentos naturais da madeira fazendo com que aqueles veios que tanto amamos se destaque ainda mais na luminária. Além disso, esse produto não trinca, não descasca e tem durabilidade de 3 anos.

sparlack_luminarias-geometricas_005

– Aplique as 3 demãos com intervalo de 4 horas e espere secar.

Depois de pintar a parte externa da luminária com a cor Marrom Indiano, pintamos a parte interna de Cidra Fervente (minha mais nova cor preferida) e partimos pra montagem.
O primeiro passo é abrir o furo para a passagem do kit pendente, aqui a espessura da broca necessária para o furo pode variar de acordo com o kit que você usar. Usamos um bem reforçado então o furo teve que ser maior.

sparlack_luminarias-geometricas_006

– Faça o furo para passagem do fio do pendente na peça de 10x20cm.

Como esta não é uma peça que vai ter que lidar com peso ou manuseio constante,  optamos por não usar parafusos, testamos antes e a cola instantânea para madeira teve um ótimo resultado de fixação, então decidimos usar somente ela desta vez.

sparlack_luminarias-geometricas_007

– Cole as peças laterais na base, usando fita crepe para segurar a estrutura.

A dica aqui é usar um reforço de fita crepe pra manter as peças no lugar enquanto a cola seca.

Depois é só encaixar o kit pendente, fazendo a montagem das peças de acordo com as instruções da embalagem.

sparlack_luminarias-geometricas_008
– Encaixe o kit pendente passando o fio pela abertura da estrutura de madeira.

Pra trazer um toque mais descolado pra luminária, usamos pendentes com fio revestido rose gold, que você encontra em qualquer home center de grande porte.

sparlack_luminarias-geometricas_009
– Faça a instalação elétrica seguindo as instruções do kit pendente.

Depois disso tua luminária tá pronta, e fica lindona, principalmente se você brincar bastante com as cores e trabalhar nos diferentes formatos que a peça pode ter.

Use como luminária pendente no quarto alinhada com o criado mudo, Bloom adorou o climinha de aconchego que elas trouxeram para o quarto.

sparlack_luminarias-geometricas_010

Ficou linda também no home office do cafofo usei a verde pra ficar combinandinho com o papel de parede, olha que clima gostoso pra trabalhar que eu tenho agora.

sparlack_luminarias-geometricas_011

Pensou que acabaram as possibilidades? Não meu bem! Até na entrada do cafofo as luminárias ficaram lindas, adorei a pegada “instalação artística” que elas trouxeram pro cantinho do deck com as treliças de fundo e fazendo companhia para a Calçadeira Multifuncional que ensinei a fazer no post anterior.

sparlack_luminarias-geometricas_012

A Sparlack possui mais de 100 cores para revelar o que a sua madeira tem de melhor. Escolha a que mais combina com o seu cantinho! Seja sustentável, use madeira de reuso ou certificada.

Adorei produzir esse conteúdo pra o Cantinho da Madeira, espero voltar em breve pra mostrar mais coisas incríveis que se pode criar com madeira e Sparlack.

sparlack_luminarias-geometricas_pack
Sparlack Cetol Efeito Natural Balance